Campo Grande (MS)- Técnicos da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, em parceria com a secretária da Agricultura de Itaquiraí, desenvolveu ações para despertar o interesse dos produtores pelo cultivo da banana no município.
A palestra foi ministrada pelo pesquisador o pesquisador Rogério Franchini e o engenheiro agrônomo Juarez Silva, ambos servidores da Agraer. “Durante o encontro nós tratados temas importantes relacionados à logística e mercado que hoje é o grande ponto de estrangulamento que geralmente inviabiliza a produção”, disse Juarez Silva.
Para mudar o cenário da banana no município e com o objetivo que a cultura volte a ter expressão e tenha representatividade reuniram-se técnicos e produtores para juntos traçar uma estratégia de resgate quanto ao cultivo da banana na região. “Foi um momento no sentido de organizar, fortalecer e fomentar a cadeia produtiva da banana dialogando com as instituições ligadas para que a cultura seja mais uma alternativa de renda dando qualidade de vida aos agricultores familiares”, pontuou o pesquisador Franchini.
Atualmente, Itaquiraí conta com um grupo de 14 produtores em torno de 6.000 pés de bananas, principalmente, nos assentamentos Indaiá e Sul Bonito. Os agricultores entregam seus produtos via Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar, nos municípios de Itaquiraí e Caarapó.
“Eles já possuem uma cama climatizadora que foi financiada via Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] que facilita muito a comercialização. Acredito que os produtores ficam muito empolgados e se sentem motivados a melhorar suas atividades. Vale ressaltar que o cenário futuro da fruticultura é promissor, os produtores acreditam e querem ampliar e investir na cultura”, avaliou a engenheira agrônoma da Agraer de Itaquiraí, Ariadne Gheller.
Fotos: Agraer de Itaquiraí