A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Semadesc, realizou uma campanha de vacinação contra a brucelose bovina no assentamento Volta Redonda. A ação, realizada no mês de abril, auxilia no controle sanitário do rebanho.
De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elisméia de Lima Borges, a zoonose pode acometer tanto os animais quanto os humanos. “A Brucelose é uma doença causada por bactérias do gênero Brucella que infecta o rebanho bovino trazendo prejuízos significantes, visto que as fêmeas doentes tendem a ter aborto no final da gestação, perda na produção de leite, além de que o leite proveniente destes animais contaminados são uma via de transmissão para o ser humano”, ressaltou.
A campanha de vacinação atendeu cerca de 40 famílias com 116 bezerras vacinadas. O coordenador do escritório local da Agraer, João Marcelo Beltrame, explicou que os produtores são responsáveis pela compra da vacina, já a prefeitura e a Agraer providenciam a mão de obra e documentação necessária. “Recebem a vacinação as fêmeas de três a oito meses de vida. Este trabalho quando contratado no serviço particular possui um custo significante, pois os animais vacinados necessitam de um laudo assinado por um médico veterinário que em seguida é registrado no órgão sanitário estadual competente, sob pena de não conseguir vender, nem trafegar com seu rebanho, além de receber multa em caso de não vacinação”, afirmou Beltrame.
Texto: Fládima Christofari, Comunicação Agraer
Fotos: Escritório local da Agraer em Nova Alvorada do Sul