Agraer auxilia Agroindústrias da Agricultura Familiar com a nova rotulagem de alimentos determinada pela Anvisa

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 9, 2022 as 08:28 | Voltar

Em outubro de 2020 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas normas sobre rotulagem nutricional, que entram em vigor em 9 outubro de 2022. De acordo com o órgão, as normas estabelecem mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais e passa a adotar a rotulagem nutricional frontal.

A economista doméstica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Mariana Marques Corrêa, explica que as mudanças auxiliam principalmente o consumidor que terá mais facilidade para identificar o teor de açúcar adicionado, gorduras saturadas e de sódio dos alimentos que está consumindo. “Esses ingredientes estão diretamente relacionados a doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Por isso é necessário destacar essas informações para que o consumidor possa visualizá-las com maior facilidade e ficar atento aos riscos”, ressaltou Mariana.

Alimentos fabricados por agricultores familiares ou empreendedores familiares rurais, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal terão o prazo de dois anos para se adequarem às novas regras, o prazo final é até 9 de outubro de 2024.

A Agraer oferece assistência técnica gratuita às agroindústrias que atende eque precisam se adequar às novas regras. A solicitação deve ser feita pelas agências locais da Agraer nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul ao setor de Agroindústrias e Compras Públicas do órgão. “Uma das atribuições do nosso setor é assessorar o produtor com a elaboração dos rótulos e das embalagens, incluindo as informações nutricionais. Nós já estamos elaborando os rótulos de produtos novos de acordo com a legislação em vigor e, conforme a demanda dos produtores, iremos adequar as embalagens antigas às novas regras em conformidade com o prazo estabelecido pela Anvisa”, destacou a responsável pelo setor, Denise de Miranda.

Para obter mais informações sobre as novas regras e o auxílio da Agraer para adequação das embalagens, o produtor familiar deve estar cadastrado como agroindústria acompanhada pela Agraer. Clique aqui e confira o endereço e o telefone dos escritórios locais.

 

Texto: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação da Agraer

Foto: Letícia Santos

 

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.