O esforço que a Semagro fez junto ao Mapa, liderado pela Ministra Tereza Cristina, para o atual e recém lançado Plano Safra, tem refletido muito bem na classe produtora de MS.
No mês de junho de 2020 a Agraer protocolou, principalmente, junto ao Banco do Brasil e Sicredi, em Mato Grosso do Sul, 15 milhões de reais em projetos recepcionados pelas Instituições financeiras do Estado. O acréscimo foi de 54,6% superior em relação ao mês de maio do corrente.
No mês passado (junho) foram apresentados 170 projetos de investimento e 163 de custeio, totalizando 333 projetos de crédito, elaborados com dedicação e esmero pelos servidores da Agraer.
A região norte foi responsável por 94 desses projetos e a região Sul de Mato Grosso do Sul por 239 projetos. Essa diferença deve-se ao fato de que a maior concentração de agricultores familiares, assim como assentamentos rurais estão localizados nessa região.
Alguns municípios se destacam em número de propostas, dentre eles: Bodoquena com 20; Fátima do Sul com 26; Glória de Dourados com 15; Ponta Porã com 23; Coxim e Figueirão com 18. Os demais municípios variam de 1 a 11 projetos.
Foram agricultores de 56 municípios buscando acessar o Pronaf, por conseguinte, novos recursos serão internalizados nos municípios ou em municípios vizinhos, movimentando o comércio agropecuário, demandando postos de trabalho, gerando renda, ou seja, fazendo a economia local girar. E, ao final, produzindo alimentos.
É para isso que a Agraer TRABALHA!!!!
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer