Em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), escritório de Bela Vista, a Escola Estadual Ester Silva implantou um sistema de gotejamento utilizando garrafas pet na horta da escola.
O projeto teve início no dia 15 de setembro com as orientações do engenheiro agrônomo da Agraer Giuliano Pimenta Couto para os alunos e professores da escola. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por alunos do 6º ano do ensino fundamental e da unidade curricular “Física e meu prato saudável”, sob a orientação e supervisão das professoras Drielly Paniz e Luiza Talini de Ciências e Geografia, respectivamente.
De acordo com Giuliano, a Agraer já é parceira da escola e desenvolve capacitações e orientações técnicas para o desenvolvimento da horticultura no ambiente escolar. Para ele a importância dessa nova iniciativa é “desenvolver a sustentabilidade, mostrando aos alunos que eles podem reutilizar as garrafas de plástico para revitalizar a horta da escola”.
Alface, couve, salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim e rúcula são as hortícolas que estão sendo cultivadas pelos alunos. Todas serão revertidas para a alimentação escolar e logo estarão no prato dos estudantes do ensino médio integral, que almoçam na escola.
“Outro o objetivo alcançado pelo projeto é o de conscientizar os nossos estudantes da importância que é a economia da água. O sistema de gotejamento é uma técnica utilizada para fornecer o líquido diretamente na raiz da planta. Dessa forma, nós vamos conseguir manter a produtividade da horta e utilizar menor quantidade de água”, ressaltou a prof. Drielly.
Para a professora é gratificante ver o engajamento dos alunos nessa iniciativa conjunta. “A horta estimula o desenvolvimento e mais ainda o protagonismo e as competências socioemocionais deles”, afirmou Drielly.
A disciplina integra a unidade curricular eletiva da área de Ciências da Natureza. O projeto é desenvolvido em parceria com os alunos da disciplina eletiva “A física e o meu prato saudável”, coordenado pelo professor de física Monclar Filho.
Fládima Christofari, Agraer
Fotos: Giuliano Pimenta (escritório da Agraer de Bela Vista) e Drielly Paniz
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva