Em execução desde 2017, o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin) concluiu a entrega de 15 mil toneladas de calcário em 74 aldeias indígenas do Estado. Esse foi o primeiro passo ajudar as comunidades indígenas a ampliar sua produção agrícola, promover a sustentabilidade nas aldeias e melhorar qualidade de vida dessas famílias.
O Proacin foi criado em 2015 pelas equipes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Subsecretaria de Políticas Indígenas da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e teve seu lançamento em 2016.
De acordo com o diretor-executivo da Agraer, Fernando Nascimento, as primeiras ações conjuntas foram a distribuição de cestas básicas nas aldeias, no período de alta propagação do Coronavírus e de recessão econômica em todo o Brasil. O segundo passo foi a aprovação, em 2021, do orçamento de R$ 7,2 milhões pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para impulsionar a produção agrícola nas aldeias indígenas distribuídas em 26 municípios.
Com esse recurso foram adquiridos 15 mil toneladas de calcário – fertilizante utilizado para neutralizar a acidez do solo, aumentar a absorção de nutrientes e melhorar a produtividade da maior parte das culturas. “Além do calcário, vamos entregar sementes de milho (grão e verde), feijão, abóbora, quiabo, maxixe e melancia nesses territórios. Queremos voltar aqui em alguns meses e ver a produção se expandindo”, destacou Fernando Nascimento.
Segundo o Secretário de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar, Jaime Verruck, o Proacin destaca-se ainda pelo suporte especializado que os indígenas irão receber a partir dos extensionistas rurais do Estado. “A Agraer irá acompanhar todas essas aldeias para melhor colocação desse calcário e para melhorar a produção. Nós ainda vamos fazer as entregas de sementes para 100% das aldeias indígenas e estamos também fazendo as reformas das máquinas e equipamentos para as aldeias e apoiando as prefeituras com óleo diesel para que elas possam também apoiar as aldeias indígenas municipais”.
As entregas de calcário foram finalizadas na última sexta-feira, 24 de junho, na aldeia Jarará, em Juti, e dão início a uma nova etapa do Proacin em prol da qualidade de vida dos povos indígenas.
Texto e fotos: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer