A equipe da Agraer de Ponta Porã, coordenada pelo Engenheiro Agrônomo Dr. João Alfredo Neto da Silva, realizaram, juntamente com Administrador Msc. Paulo Roberto, da Silva, reunião nos dias no 18, 19, 22 e 23, com os Agentes de Saúde lotados respectivamente nas Unidades de saúde do Distrito de Sanga Puitã, do Bairro São Rafael, do Jardim Vitória, do Bairro da Mooca, do Bairro Estoril, do Bairro Residencial Ponta Porã 2, da Vila Renô, da Vila Aurea, do Bairro Alegrete, do Bairro Ipê 2, do Bairro Jardim Ivone e do Distrito de Nova Itamarati Sede.
A ação foi resultado da parceria desenvolvida pela Agraer e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde que possibilitou a capacitação de cerca de 120 Agentes Comunitários de Saúde no controle Biológico do Mosquito da Dengue a partir da utilização de planta Crotalária Juncea.
- Posto de Saúde – Jd. Estoril
- Posto de Saúde – Jd. Ivone
- Posto de Saúde – Bairro Andreaza
O curso ocorreu em agosto de 2020 e ofertado através de módulos teóricos e práticos com aulas presenciais e com fornecimento de material pedagógico (cartilha) oferecido aos participantes como suporte sobretudo à atuação prática na comunidade que assistem. O Módulo teórico contou com carga horária de 4h e o módulo prático 40 horas.
- Posto de Saúde – Bairro da Moca
- Posto de Saúde – São Rafael
- Posto de Saúde – Sanga Puitã
- Posto de Saúde – Jd. Vitória
O programa de controle biológico do Aedes Aegypti (mosquito da dengue), tem por objetivo contribuir com as diversas ações já existentes e implementadas pela saúde básica, como forma de minimizar os efeitos causados pela Dengue no município de Ponta Porã.
Neste momento foi realizado avaliação do programa bem como procedeu-se a entrega dos certificados aos ACS participantes do Curso.
- Posto de Saúde – Ipê 2
- Posto de Saúde – Bairro Granja
- Posto de Saúde – Res. 2
- Posto de Saúde – Vila Aurea
Texto e fotos: Escritório da Agraer de Ponta Porã