Mudas de abacaxi são doadas a famílias agrícolas para incentivar fruticultura e incrementar renda

  • Publicado em 11 ago 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – Em continuidade aos trabalhos de incentivo a fruticultura em Mato Grosso do Sul, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) entregou, na terça-feira (10), 35 mil mudas de abacaxi do tipo “Havaí”, nos assentamentos Estrela, município de Jaraguari, e Sucesso, município de Nova Alvorada do Sul. A ação atenderá diretamente 16 famílias agrícolas.

    _AMS2843

    Evento realizado no Sinterpa, dia 27 de julho.

    “Trata-se do andamento de nossas atividades. No dia 27 de julho, a Agraer fez o ‘I Encontro da Produção e Comercialização do Mamão e Abacaxi’ e conseguiu reunir mais de 150 pequenos produtores. Lá, motivamos os agricultores a investir nesse ramo. Atualmente, 92% do abacaxi que chega à Ceasa [Centro de Abastecimento de Alimentos] de Campo Grande vêm de fora. O Estado tem clima e solo para produção”, explica o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

    Todas as famílias que receberam as mudas participaram do evento no mês de julho. Agora, o foco da Agraer é prestar os serviços de Ater (Assistência Técnica e Assistência Social) ao grupo dos dois assentamentos para que os mesmos sejam multiplicadores dentro de suas comunidades e, ainda, sirvam de exemplo para trabalhos futuros.

    “Além das 16 famílias, a Agraer vai montar uma unidade demonstrativa dentro do assentamento Estrela. Um produtor demonstrou interesse e vamos fazer esse trabalho em conjunto. Quando a base estiver montada o local servirá de visitas e cursos para outras famílias”, detalha o gerente de desenvolvimento agrário e abastecimento (GDA), Araquem Midon.

    Segundo o presidente da Ceasa de MS, Jaime Balejo, a perspectiva é de que as 35 mil mudas se multipliquem em outras tantas.IMG_20160804_162449892_HDR “Essas 35 mil renderão 150 mil mudas futuramente. O abacaxi é uma fruta rentável ao pequeno produtor. Hoje, uma unidade pode chegar a dois quilos e ser comercializada a R$ 5,00 cada. Acreditamos que dentre um ano ou dez meses já haja frutas no ponto de colheita. Tudo dependerá da dedicação dos agricultores e escolha de cultivo”, pontua.

    As mudas foram viabilizadas pela Agraer através de uma parceria com o produtor familiar Mário Gonda, da Associação da Agricultura Familiar de Campo Grande. Agricultor esse que também recebe os atendimentos de Ater da Agência no distrito do Indubrasil, região que fica a 15 km da área urbana de Campo Grande.

    Abacaxi

    IMG_20160808_103422386Uma das frutas mais industrializadas no mundo, o abacaxi serve para fazer muitas iguárias desde um simples suco até licor e cachaça. As indústrias comumente se utilizam do fruto para fabricação de sorvete, gelatina, geleia e fruta cristalizada, por exemplo.

    No conhecimento popular, o fruto agrada por auxiliar na digestão, sendo um ótimo aliado às dietas de homens e mulheres que buscam a boa forma.

    Porém, sua funcionalidade não se restringe apenas ao uso e potencialidades. Quando o assunto é cultivo e não consumo, há muitas variedades de cultivares e formas de plantio.

    abacaxi

    Morfologia do abacaxi (Imagem: divulgação)

    As mudas, por exemplo, podem ser feitas a partir da coroa ou do rebento. Essa última escolhida pela Agraer para a doação aos agricultores.  O plantio é indicado entre o fim do período seco e o início do chuvoso, mas pode ocorrer em qualquer época do ano desde que se faça uso de irrigação.

    Texto: Aline Lira

    Fotos: Agraer e Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também