A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participa de uma nova edição do projeto Prospera MS, realizado de quinta (5) a domingo (8), na Feira Central em Campo Grande. A iniciativa reforça o compromisso do poder público com o setor produtivo, social e organizacional da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
A ação integra uma parceria institucional que envolve a Agraer e o projeto – de autoria da senadora Soraya Thronicke – ampliando o alcance das políticas públicas voltadas ao campo.
Já na quinta-feira (5) a Agraer promoveu a capacitação “O documento da Agricultura Familiar: saiba mais sobre o CAF”, conduzida pelas servidoras Lilian Daniel e Aldione Soares. A atividade foi realizada em formato de roda de conversa e abordou os critérios de enquadramento, responsabilidades da rede emissora e a importância do CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – como instrumento de identificação e acesso a políticas públicas.
O CAF é a identidade da agricultura familiar. Nosso objetivo foi explicar de forma acessível como funciona o cadastro, quais são os critérios e como ele abre portas para programas, crédito e mercados. Informação de qualidade também é uma forma de fortalecer o agricultor”, destacou Aldione.
A servidora Lilian Daniel que também ministrou a oficina ainda ressaltou o papel da instituição na mobilização dos agricultores familiares atendidos pela extensão rural. “A Agraer atua diretamente na articulação com as famílias agricultoras, levando esse público para dentro do Prospera MS. Nosso trabalho é garantir que eles tenham acesso às informações, às capacitações e às oportunidades que o projeto oferece”, afirmou.
Lilian também destacou a importância da integração entre instituições. “Quando diferentes parceiros caminham juntos, conseguimos construir ações mais eficientes e alinhadas com a realidade do campo. Essa articulação é essencial para fortalecer as organizações sociais e ampliar o acesso a políticas públicas”, pontuou.
O diretor-executivo da Agraer, Leandro Tortosa, que prestigiou a solenidade de abertura do evento, destacou que a parceria com a senadora é estratégica para consolidar iniciativas que geram impacto direto na vida das famílias agricultoras. “Essa união de esforços entre a Agraer e a senadora Soraya fortalece a agricultura familiar porque informações e cursos de formação, orientação e oportunidades reais chegam ao produtor. É uma parceria que transforma política pública em resultado concreto no território”.
Segundo Tortosa, o Prospera MS dialoga com a missão institucional da Agraer de promover desenvolvimento rural com inclusão e sustentabilidade. “Quando apoiamos programas que qualificam, informam e organizam os agricultores familiares, estamos garantindo mais autonomia, renda e dignidade para quem vive e produz no campo”, completou.
“Nós chegamos à conclusão de que o Prospera MS deve perpassar governos, porque a agricultura familiar precisa de políticas duradouras. Quando apoiamos programas que qualificam, informam e organizam os agricultores familiares, estamos garantindo mais autonomia, renda e dignidade para quem vive e produz no campo”, afirmou o diretor-executivo da Agraer.
A atuação conjunta entre a Agraer, o Prospera MS e os parceiros institucionais reforçam o desenvolvimento rural sustentável em Mato Grosso do Sul, ampliando as perspectivas de geração de renda, organização social e qualidade de vida para as famílias agricultoras do Estado.
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Divulgação


















