Consolidado como o maior evento voltado à pecuária leiteira de Mato Grosso do Sul, o TecLeite-MS reuniu cerca de 620 participantes entre produtores rurais, técnicos, estudantes, autoridades, colaboradores e apoiadores. As expectativas foram amplamente superadas, fortalecendo ainda mais a parceria entre produtores e pesquisadores do setor leiteiro.
Entre os inscritos, 80% eram produtores de leite, e o restante, profissionais que atuam na assistência técnica a propriedades rurais. Autoridades também prestigiaram o encontro, entre elas o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e os secretários-executivos Rogério Bereta e Carla Nadai.
Promovido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o evento foi considerado um sucesso por seus organizadores. Com o apoio das unidades Embrapa Gado de Corte e Embrapa Agropecuária do Oeste, além do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), da Semadesc e de diversas instituições públicas e privadas, a segunda edição ocorreu no formato de Dia de Campo.
Sob o tema “Transformando subprodutos do agronegócio em oportunidades para o setor leiteiro”, o 2º TecLeite-MS apresentou tecnologias e práticas que reforçaram a eficiência e a sustentabilidade na produção de leite. O diretor-presidente da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, destacou que as atividades voltadas aos produtores contribuíram significativamente para o resultado positivo do encontro.
“Tivemos várias oportunidades de levar aos agricultores e produtores de leite do centro-sul do Estado tecnologias que realmente contribuem para o aumento da produtividade e da rentabilidade da atividade, que é muito desafiadora. Por isso, a tecnologia precisa caminhar junto com o produtor de leite”, afirmou o diretor.

Além das estações temáticas, que apresentaram resultados de pesquisas e práticas aplicadas na propriedade sede, o evento contou com uma emocionante homenagem a servidores. Os temas abordaram desde o manejo e a recuperação de pastagens, o uso de subprodutos agroindustriais na alimentação do rebanho, até práticas de fertirrigação, integração lavoura-pecuária e boas práticas de fabricação de derivados do leite.
De acordo com o chefe do Sater (Setor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agraer), José Carlos Gasperoni, o TecLeite-MS vai além da difusão tecnológica. “O evento cumpre o papel de aproximar o campo das políticas públicas e das oportunidades de mercado. Tornou-se um marco de união entre os diferentes atores da cadeia produtiva do leite, fortalecendo o diálogo entre produtores, técnicos, pesquisadores e empresas do setor”, destacou.
Ao levar o debate sobre o leite para diversas regiões do Estado e fazer dos produtores os verdadeiros protagonistas do desenvolvimento da atividade, o encontro promoveu maior acessibilidade aos agricultores familiares. “O formato dinâmico, aliado à realização no interior, também foi apontado como um diferencial importante, já que a maioria dos grandes eventos agropecuários ocorre na região de Campo Grande”, completou José Carlos.
Fernando Luiz Nascimento ainda ressalta que a terceira edição já está sendo cogitada para 2026. “Em razão do sucesso que foram a primeira e agora a segunda edição — porque o produtor de leite merece e precisa do apoio da Agraer —, estaremos sempre ao lado de quem trabalha e acredita na atividade”, afirmou.
“O sucesso do TecLeite-MS é reflexo do empenho conjunto das instituições envolvidas e do forte interesse dos produtores rurais em buscar conhecimento e adotar tecnologias que aumentem sua eficiência produtiva e econômica”, reforçou José Carlos. Ele lembrou ainda que a realização da segunda edição só foi possível graças às parcerias e amizades que sustentam o evento. “A Agraer agradece o apoio fundamental do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, da Embrapa Gado de Leite, Embrapa Gado de Corte, Embrapa CPAO e do Senar-MS, além dos apoiadores e patrocinadores que contribuíram decisivamente para o sucesso do 2º TecLeite-MS, realizado com a grandiosidade e a organização que a pecuária leiteira sul-mato-grossense merece.”

Presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul, a Agraer segue ao lado de quem faz o campo acontecer. Seu compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade cresça com equilíbrio e rentabilidade. Quem busca aprimorar e agregar valor à produção, ou dar novos passos na agroindústria, pode procurar o escritório local da instituição. A equipe está pronta para caminhar junto com o produtor, transformando desafios em oportunidades e ideias em resultados.
Texto: Maria Clara Espíndola (sob a supervisão do jornalista da Agraer Ricardo Campos Jr.)
Fotos: Ricardo Campos Jr. e Aline Lira
