Uma experiência saborosa e cheia de aprendizado marcou os produtores familiares atendidos pela Agraer na segunda edição do TecLeite – MS. Em uma oficina promovida pelo Sebrae, os participantes puderam aprender, na prática, técnicas de fabricação de queijos artesanais e descobrir novas formas de agregar valor à produção leiteira — unindo tradição, qualidade e inovação no campo.
A oficina, ministrada pelo produtor rural, mestre queijeiro e técnico em agropecuária do Sebrae Luiz Guilherme Souza, ensinou aos agricultores familiares boas práticas na fabricação de queijos artesanais. Os participantes aprenderam como realizar a filagem da mussarela e a modelagem correta da massa, garantindo qualidade e segurança alimentar no produto final.
O técnico em agropecuária destacou que a oficina proporcionou muitos benefícios aos produtores, especialmente por mostrar que é possível produzir alimentos com segurança e diferenciação no mercado. “A produção de alimentos seguros e que se diferenciam das grandes produtoras abre novas portas para comercialização”, ressaltou Luiz. Segundo ele, a fabricação artesanal feita com as práticas corretas agrega valor ao produto e aumenta a rentabilidade de toda a produção do agricultor familiar.
Luiz explica que a maior parte da produção de Mato Grosso do Sul ainda é voltada para queijos frescos, o que representa uma grande oportunidade de diversificação. Ensinar os produtores familiares a produzir queijos artesanais diferenciados e seguros é fundamental para garantir rentabilidade e segurança alimentar — tanto para o produtor quanto para os consumidores.

Entre os participantes, Leila Aparecida de Souza destacou a importância do aprendizado prático: “Estávamos aprendendo a fazer o queijo, fazendo as tranças, os nozinhos dos queijos. Eu não tinha feito antes, mas agora já fiz e vou fazer em casa. Valeu a pena ter vindo e agora vou fazer em casa, pelo menos para o nosso consumo e para os amigos que nos visitarem.”
Para o técnico agropecuário que ministrou a oficina, o próximo passo para a cadeia leiteira é melhorar a remuneração dos produtores. “O queijo entra como um agregador de valor para este produto”, finalizou Luiz.
A oficina de queijaria foi realizada como parte das ações de capacitação promovidas pela Agraer e o Sebrae, voltadas ao fortalecimento da agroindústria familiar e à valorização dos produtos artesanais sul-mato-grossenses.
A Agraer está presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul, ao lado de quem faz o campo acontecer. Nosso compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade cresça com equilíbrio e rentabilidade. Se você busca aprimorar e agregar valor à sua produção, ou dar novos passos na sua agroindústria, procure nosso escritório em seu município. Estamos prontos para caminhar com você, transformando desafios em oportunidades e ideias em resultados.
Reportagem: Maria Clara Espíndola (sob a supervisão do jornalista Ricardo Campos Jr., Agraer)
Fotos: Ricardo Campos Jr.
