A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) lançou oficialmente, durante a abertura do 2º TecLeite-MS, o novo Sistema de Gerenciamento de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). O Sigater foi desenvolvido para modernizar, integrar e facilitar o registro e o acompanhamento das ações realizadas pelos técnicos da Agraer em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo da tecnologia é organizar e padronizar as informações sobre o atendimento aos produtores rurais, possibilitando o registro de visitas técnicas, elaboração de projetos, emissão de relatórios e acompanhamento dos resultados das ações de ATER. A ferramenta permite registrar e monitorar atendimentos, planejar atividades e mensurar os resultados do trabalho junto aos produtores rurais, fortalecendo a gestão pública e a transparência.
Desenvolvido pela Sigma Sistemas, o Sigater marca uma nova fase de modernização e integração digital na extensão rural de Mato Grosso do Sul. O sistema funciona de forma online e integrada, permitindo que as unidades locais, regionais e a administração central da Agraer tenham acesso em tempo real aos dados. Todas as melhorias em relação ao antigo sistema possibilitam avanços no planejamento, na gestão e na transparência das atividades executadas pela instituição.
O gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Arnaldo Santiago Filho, explica que os benefícios para os servidores estarão centrados na agilidade, padronização e segurança no registro das informações proporcionadas pelo Sigater. O sistema promete reduzir retrabalhos e facilitar a elaboração de relatórios e indicadores.
Mas, para Arnaldo, os maiores benefícios serão sentidos pelos agricultores familiares. “O sistema trará melhor acompanhamento técnico, maior eficiência na execução das políticas públicas e mais facilidade na comprovação das ações e resultados obtidos junto à Agraer”, afirmou o gerente.
A necessidade da criação de um novo sistema surgiu das dificuldades de manter mão de obra especializada para continuar o aprimoramento do antigo Sistema de ATER-MS. Assim, a contratação de uma nova plataforma tornou-se necessária. O Sigater é mais moderno e possui maior capacidade de integração.
A gerente de Tecnologia da Informação da Agraer, Cynthia Roberti Lima, afirma que o novo sistema abre espaço para registros cada vez mais precisos. “No sistema é possível cadastrar os beneficiários, registrar os atendimentos, incluir organizações sociais rurais, como associações, sindicatos e cooperativas. Também é possível registrar os projetos de crédito efetuados e as agroindústrias atendidas. Além disso, será possível registrar indicadores das propriedades para acompanhar a evolução da produção ao longo dos anos”, destacou.
Ainda segundo a gerente de TI, o novo sistema traz praticidade e eficiência na gestão dos produtores atendidos, além de permitir o registro do histórico completo dos atendimentos. Com o Sigater, torna-se possível eliminar completamente o uso do papel, realizando os atendimentos em campo diretamente pelo aplicativo — que funciona offline e sincroniza automaticamente com a versão web.
O gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento reforça que, durante a transição entre os sistemas, nenhuma informação anterior será perdida. “Todas as informações contidas no ATER-MS foram devidamente migradas para o Sigater, garantindo a continuidade e integridade dos dados, além do aperfeiçoamento das ferramentas de gestão da ATER em Mato Grosso do Sul”, assegurou Arnaldo.
Os produtores rurais poderão solicitar atendimentos da Agraer diretamente pelo aplicativo MS Digital, que estará integrado ao novo Sigater. As mensagens de texto ou áudio enviadas pelo app chegarão automaticamente aos técnicos da Agraer como alertas dentro do sistema, facilitando o encaminhamento e o agendamento das demandas de forma rápida e centralizada.
A Agraer está presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul, ao lado de quem faz o campo acontecer. Nosso compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade cresça com equilíbrio e rentabilidade. Se você busca aprimorar e agregar valor à sua produção ou dar novos passos na sua agroindústria, procure nosso escritório em seu município. Estamos prontos para caminhar com você — transformando desafios em oportunidades e ideias em resultados.
Texto: Maria Clara Espíndola sob a supervisão do jornalista Ricardo Campos Jr., Agraer
 
                
 
                        