Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

O futuro vem do campo: começa o 2º TecLeite-MS em Glória de Dourados

  • 30 out 2025
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Um novo capítulo para a produção leiteira de Mato Grosso do Sul começa a ser escrito hoje, em Glória de Dourados. Na Chácara São José, o 2º TecLeite-MS reúne produtores, técnicos e pesquisadores movidos por um mesmo propósito: fortalecer o campo e transformar conhecimento em produtividade e qualidade de vida.

Realizado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Gado de Leite, a portaria começou a recepcionar os inscritos pontualmente às 7h30. A expectativa é reunir cerca de 500 participantes – em sua maioria produtores de leite e profissionais que dedicam seu trabalho ao desenvolvimento das propriedades leiteiras – em um dia de aprendizado, troca de experiências e inovação.

A dinâmica é basicamente um dia de campo. Divido em Estações de palestras, o evento abre com o café e o credenciamento. A abertura oficial está programada apenas para às 8 horas. Após a fala das autoridades, será apresentada a propriedade-sede do evento pelo produtor anfitrião Francisco José Rigatto e pelo extensionista rural da Agraer em Glória de Dourados, Cristian Felippi.

Depois os participantes são divididos em grupos e seguem para as estações, cada uma com um tema diferente.

A primeira delas tem como tema “Formação e manejo de pastagens: Fazendo certo”. A palestra trará a oportunidade de os inscritos aprenderem sobre a utilização de composto orgânico produzido a partir de resíduos da indústria de celulose, será ministrada pelos pesquisadores Rodrigo Amorim e Alexandre Romeiro, da Embrapa Gado de Corte, e pelo engenheiro agrônomo e coordenador regional da Agraer em Dourados, Atílio Eduardo Pioli.

Já a segunda estação apresenta o “Projeto esterqueira: utilização do esterco/fertirrigação na manutenção e estabelecimento do BRS Capiaçu”. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o reaproveitamento de resíduos dos próprios animais para diminuição do custo de manutenção de forrageiras, com os palestrantes Cristan Felippi, extensionista da Agraer em Glória de Dourados; e Julio de Sales, zootecnista do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Mato Grosso do Sul.

Na terceira estação tema será “Capiaçu: do plantio ao cocho”. É a chance de aprender sobre a utilização do DDGS  (Grãos Secos de Destilaria com Solúveis) como aditivo de silagem para correção de teor de matéria seca e/ou nível proteico na alimentação dos animais. Quem irá palestrar será o pesquisador da Embrapa Gado de Leite Paulino Andrade e o técnico em desenvolvimento rural da Agraer em Dourados Marcos Darlan Ulrich.

Por fim, a quarta estação trabalhará a “Integração Lavoura Pecuária- ILP”, trazendo aos participantes a oportunidade de formação de pastagem a custo zero na produção da lavoura. O palestrante será Gessi Ceccon, analista da Embrapa Agropecuária Oeste.

Após o término da dinâmica envolvendo as estações, o evento partirá para a primeira Estação Bônus do dia: as visitas aos estandes dos patrocinadores. Logo após será servido o almoço seguido do encerramento oficial das atividades obrigatórias.

O período da tarde se inicia com as atividades opcionais, à escolha dos inscritos. A primeira opção será visitar a propriedade de Kátia Rivania Martins, ganhadora de prêmios por sua produção leiteira. Ela falará sobre sua unidade de produção intensiva de vacas leiteiras pela técnica do Compost Barn.

A segunda opção será aprender sobre o uso do DDG na alimentação do gado leiteiro com o extensionista da Agraer em Dourados Marcos Darlan Ulrich. Ele trará a oportunidade de os presentes aprenderem a reduzir o custo de alimentação concentrada com o uso de subproduto da indústria de etanol de milho.

E para finalizar e encerrar o encontro, a terceira opção, em parceria com o Sebrae, será uma oficina pocket de queijaria unida a uma palestra de boas práticas de fabricação de queijo.

A Agraer está presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul ao lado de quem faz o campo acontecer. Nosso compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada agroindústria cresça com equilíbrio e rentabilidade. Se você busca aprimorar sua produção ou dar novos passos na sua agroindústria, procure o Escritório da Agraer em seu município. Estamos prontos para caminhar com você, transformando desafios em oportunidades e ideias em resultados.

 

Texto: Maria Clara Espíndola sob a supervisão do jornalista Ricardo Campos Jr.

Foto: Ricardo Campos Jr., Agraer

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital