Com o objetivo de fortalecer a atuação de mulheres da agricultura familiar nas políticas de compras públicas e no comércio regional, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu a oficina “Elaboração de Ficha Técnica de Panificados e Doces”, e um curso “Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos”, no Assentamento Juncal, em Naviraí.
As ações foram direcionadas às integrantes da Associação de Mulheres do Assentamento Juncal, que já comercializam sua produção por meio de programas como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), feiras e outros pontos de venda locais e regionais.
A nutricionista da Agraer e ministrante do curso, Maria Tainara, explica a importância de ensinar as agricultoras a formular uma ficha técnica que traga credibilidade aos produtos que serão comercializados.
“Na oficina de panificados, mostramos como transformar aquela ‘receita de olho’ em ficha técnica: anotamos cada ingrediente, pesamos tudo, registramos o rendimento final e ajustamos as boas práticas de higiene. Com essa padronização, o pão sai sempre igual — mesma qualidade, mesmo peso —, facilita a criação do rótulo, revela o custo real de cada unidade e ajuda o grupo a precificar corretamente. Além disso, elas passam a saber exatamente quanto de insumos precisam para qualquer quantidade de produção”.
As capacitações buscaram não apenas garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos, mas também agregar valor às receitas a partir de alimentos que as famílias cultivam em suas propriedades, como forma de garantir renda e ampliar o aproveitamento dos ingredientes na alimentação de subsistência.
“Com foco na geração de renda sustentável, a iniciativa também contribui para que as agricultoras atendam às exigências legais e nutricionais dos programas públicos, ampliando as oportunidades de inserção e permanência no mercado”, enfatiza a nutricionista da Agraer.
As atividades contaram também com o empenho dos servidores da Agraer, Everton dos Santos, Iclaides Aparecida Martinho e Thiago de Almeida.
Através das capacitações a Agraer reforça o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar e a produção agroecológica, promovendo o protagonismo feminino e a valorização dos saberes locais como caminhos para o desenvolvimento rural no Mato Grosso do Sul.
Texto: Aline Lira, Agraer
Fotos: Divulgação