A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu cursos de capacitação no assentamento Santa Clara II, em Juti, para atender 14 agricultoras da comunidade. As formações foram conduzidas pelas servidoras da Agraer, Maria Elieuza Viana e Maria Tainara Carneiro.
“Nosso objetivo é fortalecer a autonomia das agricultoras, oferecendo conhecimento que pode ser aplicado no dia a dia. Ao valorizar os ingredientes que elas já produzem, queremos mostrar que é possível melhorar a qualidade nutricional dos alimentos e criar novas oportunidades de renda para suas famílias”, explicou a nutricionista da Agraer, Maria Tainara.

Na prática, as capacitações trouxeram temas essenciais aos trabalhos das agricultoras como Boas Práticas de Higiene na Produção e Manipulação de Alimentos, elaboração de ficha técnica de receitas e Panificados Enriquecidos, utilizando ingredientes cultivados diretamente no assentamento.
“As receitas tiveram foco em alimentos como cenoura, beterraba, abóbora, batata-doce, mandioca e ora-pro-nóbis que podem ser cultivados dentro das propriedades. Além de que os cursos destacaram a importância da qualidade e segurança na produção de alimentos, bem como promover o aproveitamento máximo dos recursos locais para melhorar a composição nutricional e agregar valor aos produtos”, disse Maria Elieuza.
Os cursos contaram com o apoio técnico de Roger Assumpção, coordenador da Agraer de Juti. “A capacitação amplia as possibilidades de comercialização dos produtos, abrindo portas para mercados como a alimentação escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feiras e o comércio local, fortalecendo a agroindústria de panificados no assentamento”, lembrou Roger.
