Evento sobre saúde da mulher fortalece agricultoras familiares em Taquarussu
Na quarta-feira, 19 de junho, um evento especial foi promovido para as agricultoras familiares do Projeto de Assentamento (PA) Bela Manhã, com o tema “Sexualidade e Saúde da Mulher”. A iniciativa, realizada em parceria entre a Agraer e a Prefeitura de Taquarussu, buscou abordar temas essenciais para o bem-estar e a saúde das mulheres do campo.
A palestra foi ministrada por Neuza Serra, mentora em gestão emocional para mulheres, que destacou a importância do autoconhecimento e o poder de viver no estado de presença. Serra abordou também a importância de uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas como pilares para uma vida mais saudável e feliz.
“Abordamos a força de cada pessoa, especialmente da mulher, que reside no conhecimento e na gestão de suas emoções, pensamentos e sentimentos”, disse Neuza que pontua “essas habilidades são fundamentais para que as mulheres se tornem mais confiantes e seguras, destacando ainda o importante papel que elas desempenham na família, dentro da sua propriedade e na sociedade”.
Durante a palestra, foram realizadas dinâmicas e exercícios práticos que as participantes puderam aplicar em seu dia a dia, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida.
Um dos pontos altos da palestra foi a abordagem sobre os efeitos positivos da prática da gratidão. Serra explicou que a gratidão pode aumentar a produção de dopamina e serotonina, hormônios associados ao bem-estar e à felicidade. Sentir-se grata, portanto, não só promove emoções e sensações positivas, mas também impacta o comportamento, as escolhas e a vida das pessoas de forma geral.
A assistente social Mayara Bardelli, da Agraer de Nova Andradina, destacou a importância do evento por “proporcionar momentos de reflexão e novos aprendizados é primordial para promover a força das mulheres do campo como agentes de transformação”.
O evento reforçou o compromisso da Agraer e da Prefeitura de Taquarussu em apoiar e capacitar as mulheres agricultoras familiares, valorizando seu papel crucial na sociedade e na economia rural.
Texto e fotos: Escritório da Agraer