Para auxiliar no desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva da mandioca no Estado, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promove um Dia de Campo com tema “O cultivo da mandioca de mesa no MS: tecnologia de produção e cultivares”, na próxima terça-feira (31).
O evento é organizado pelo Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), com apoio do escritório local de Campo Grande e da GDA (Gerência de Desenvolvimento Agrário), e reunirá pesquisadores, produtores e extensionistas de todo Estado.
Serão apresentados os resultados experimentais do trabalho realizado pelos pesquisadores do Cepaer referente à avaliação e recomendação de cultivares da mandioca de mesa.
Também será feita a distribuição de ramas de três variedades, sendo duas da Embrapa (BRS 396 e BRS 399), e uma (IAC 576-70) do Instituto Agronômico de Campinas.
“Todas essas variedades são produtivas e já estão sendo plantadas. São recomendadas para Mato Grosso do Sul e podem melhorar a produtividade e a qualidade culinária da mandioca de mesa produzida no Estado”, explica o pesquisador do Cepaer/Agraer Eduardo Barreto, que é engenheiro agrônomo e doutor em Tecnologia de Produção.
No Dia de Campo, serão abordados os principais aspectos produtivos da mandioca de mesa, como épocas de plantio e colheita, fatores que interferem na qualidade culinária da mandioca de mesa, as preferências de mercado, os tratos culturais relacionados ao manejo de pragas e doenças, calagem e adubação.
Programação
O Dia de Campo “O cultivo da mandioca de mesa no MS” será realizado na próxima terça-feira (31), das 8h às 11h30, no Cepaer, localizado na Rodovia MS-80, KM 10 (saída para Rochedo, ao lado do Detran), em Campo Grande. Confira a programação:
Estação N° 1 – Abertura
Estação N° 2 – Plantio e cultivares de mandioca de mesa para MS, com o pesquisador Eduardo Barreto Aguiar do Cepaer/Agraer
Estação N° 3 – Cultivo da mandioca de mesa – Calagem, adubação e tratos culturais da mandioca de mesa, com o pesquisador José Carlos Feltran do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Estação N° 4 – Mecanização – Demonstração de equipamentos de plantio da cultura da mandioca
Estação N° 5 – Mesa redonda – Processamento e Comercialização:
– Daniel Mamedio do Nascimento, Diretor-presidente do Ceasa-MS
– Mariana Marques, Setor de Agroindústria da Agraer
– Lucas Zago, Proprietário Mandioca São Lucas
– Marinês O. dos Santos e Giliard Nicola – Proprietários Raiz Nobre
Degustação de cultivares de mandioca de mesa
Distribuição de manivas
Texto: Adriana Queiroz/Agraer
Fotos: Cepaer