Caciques e lideranças indígenas se reuniram em Aquidauana, nessa quarta-feira (5), para a Conferência Regional da Agricultura Familiar – etapa dos povos originários. O objetivo do evento é ouvir os pequenos produtores rurais de Mato Grosso do Sul e encaminhar as principais demandas ao Poder Executivo.
Foram contemplados os municípios de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Porto Murtinho, Miranda, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Nioaque.
Os eventos são organizados pela Seaf (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Compareceram ao evento o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro; o presidente da Câmara de Aquidauana, Nilson Pontim; o deputado estadual Zeca do PT; o titular da Seaf, Humberto de Mello Pereira; o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza; a secretária de Produção de Aquidauana, Paula Polini,; o coordenador substituto da Funai em Campo Grande, Alberto França; representando o deputado federal Vander Loubet, Sandro Omar; a liderança feminina dos povos indígenas do Pantanal, Daniele Luiz; o cacique da aldeia Limão Verde, Antônio dos Santos e demais autoridades locais.
“Esse momento é muito importante, é reservado ao agricultor familiar de todas as regiões, em especial, nessa etapa os povos originários do Pantanal. Aqui, na conferência, é onde podem sinalizar ao Governo a direção da política pública que precisa ser implementada, seja na assistência técnica, créditos rurais, fortalecimento e sustentabilidade na agricultura e tecnológicos”, ressaltou a secretária Paula Polini.
O deputado estadual Zeca do PT também destacou que a conferência “é um momento histórico e importante”. “Promovendo as conferências para ouvir as comunidades, o governador Eduardo Riedel demonstra enorme sensibilidade com relação ao tema a ser trabalhado agricultura familiar dos Povos Originários do Pantanal”, completou.
“Aqui em Aquidauana, temos um trabalho forte e alinhado para incentivar a agricultura familiar na zona rural, distritos e aldeias. Investimos em óleo diesel com recurso próprio, em assistência e maquinários, para ajudar os pequenos produtores a progredirem. Esse povo quer progredir, ser tratado com respeito, quer crescer e, para isso, precisamos desburocratizar, para poder fazer acontecer e ver essas terras boas frutificarem e a renda aumentar para as famílias. O Governo do Estado e o Governo Federal tem poder e força para ajudar a desburocratizar, a desenvolver e fortalecer a agricultura familiar em nossas regiões pantaneiras”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
A próxima Conferência da Agricultura Familiar será em Nioaque no dia 07 de julho de 20203, abrangendo as cidades de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito e Nioaque.
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer
Com informações da Prefeitura de Aquidauana.