Com dinâmicas interativas e troca de experiências, 168 extensionistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a emissão da CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Encontros técnicos foram realizados de abril a junho deste ano em São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Anastácio e Ponta Porã.
A GDA (Gerência de Desenvolvimento Agrário) organizou os eventos, sob a responsabilidade das gestoras de desenvolvimento rural Aldione Soares e Lilian Daniel. “Os eventos trouxeram a possibilidade do resgate de conhecimentos da vivência de cada técnico e técnica da Agraer, produzindo um espaço de formação e de diálogo com alcance a todas as regionais e, consequentemente, abrangendo todos os municípios do estado”, afirmam as servidoras.
Os técnicos participantes são projetistas de crédito rural e emissores do CAF. Têm formações acadêmicas diversas, como técnicos agrícolas, agrônomos, zootecnistas, veterinários, administradoras rurais e assistentes sociais.
As dinâmicas produziram narrativas e debates sobre situações vivenciadas nos atendimentos aos produtores rurais, que a partir das experiências profissionais de atendimentos aos produtores em cada escritório local sanaram dúvidas quanto ao enquadramento para obtenção da documentação.
Em uma das experiências metodológicas, os participantes se organizaram em grupos e participaram de atendimentos simulados. Ao trazer situações típicas de atendimento no campo foi possível relatar em uma roda de conversas as percepções sobre como os atendimentos são feitos, bem como o enquadramento ou não das famílias solicitantes no CAF com base na legislação vigente.
“A participação de cada técnico foi fundamental para a produção de saberes e possibilitou novas orientações visando o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas. Os Encontros foram fundamentais para trazer segurança e validação dos conhecimentos prévios previstos das normativas do CAF, Crédito Rural e Emissão de DAEMS. Foram discutidos princípios básicos da Administração Rural e possibilidades de combiná-los com as atividades de extensão rural”, afirmam Aldione e Lilian.
Segundo elas, também foram abordados temas sobre instituições parceiras que a Agraer mantém termo de cooperação técnica e suas especificidades; Portaria AGRAER nº 003, 15/03/2022, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e Sistema ATERMS.
Acompanharam os encontros a gerente de desenvolvimento agrário, Izabel Cristina Pereira, e o chefe do setor de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Arnaldo Santiago Filho.
“A avaliação diagnóstica realizada com os técnicos servirá de base para elencar e estruturar diretrizes para futuros trabalhos”, concluem Aldione e Lilian.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Comunicação Agraer
Fotos: Aldione Soares – Agraer/GDA