Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Comunidade Quilombola Furnas de Boa Sorte, em Corguinho, recebe unidade de multiplicação de mudas

  • 17 maio 2023
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Semadesc, a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciaram no dia 10 de maio a implantação de uma unidade de multiplicação de mudas na comunidade quilombola Furnas da Boa Sorte, localizada em Corguinho. A ação é apoiada pela prefeitura municipal.

De acordo com o coordenador municipal da Agraer em Corguinho, o técnico em agropecuária Auriney Santos de Menezes, a primeira etapa do projeto consiste na plantação de variedades de mandioca e do capim Capiaçu. Na próxima etapa serão incluídas variedades de cana-de-açúcar.


“As mudas de capiaçu serão utilizadas para formação de capineiras para os produtores de leite e criadores de gado corte, ajudando a fornecer alimento aos animais no período de seca”, explicou Auriney.

As variedades de mandioca serão utilizadas para o consumo da mandioca de mesa e na produção de farinha. Já a cana-de-açúcar servirá para fortalecer a produção de melaço produzidos pela comunidade.

O objetivo do projeto é multiplicar várias cultivares para fornecer aos produtores da comunidade mudas de qualidade e de variedades já adaptadas com a região. “Levamos variedades de alta produtividade e com resistência a algumas pragas e doenças características de cada cultivar”, destacou o técnico agrícola.


Contribuíram com a implantação da unidade de multiplicação de mudas a pesquisadora zootecnista Marciana Retore e o técnico agrícola Orismar Aparecido Espindola da Silva, ambos do setor de transferência de tecnologia da Embrapa.

 

Texto e fotos: escritório da Agraer em Corguinho

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital