O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semadesc, Washington Willeman, participou do lançamento do programa Ferti-Brilhante, realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, na última quarta-feira, 19 de abril, no lote 25 do Assentamento Fortuna.
Conforme o Prefeito Lucas Foroni, o município conta com mais de 10 mil hectares produtivos e agricultáveis em doze assentamentos rurais. “O que mais queremos é fazer a agricultura familiar produzir, desde frutíferas à produção leiteira, entre outros, para chegar à mesa do consumidor”. O programa prevê a compra, transporte e distribuição gratuita de calcário nos assentamentos Fortuna l e ll, São Judas, Margarida Alves, Taquara, Beira do Serrote, Getúlio Vargas, Tereré, Silvio Rodrigues, Bom Sucesso, Fortaleza, Triângulo, Lagoa Azul, contemplado incialmente 810 famílias.
“Esse, sem dúvidas, é o maior programa de adubação e calagem de solo do Estado comandando por um município, em que serão utilizados todos os equipamentos e maquinários disponibilizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul para a fortalecer o solo e fomentar a agricultura familiar”, destacou o diretor-presidente da Agraer.
O Ferti-Brilhante é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Rio Brilhante em parceria com Agraer. “Muitas vezes o agricultor familiar não tem condições de melhorar o solo que é o principal meio para produzir. Com esse e outros projetos nós vamos resgatar a cultura da agricultura familiar atendendo inicialmente 80% dos assentados de Rio Brilhante”, afirmou o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Adão Evandro Pereira.
De acordo com o técnico de desenvolvimento agrário da Agraer, Gildo Matos Honório, a compra do calcário será realizada pela prefeitura, os agricultores familiares contratarão a análise de solo, a Agraer prestará o serviço de assistência técnica aos produtores e realizará o transporte do calcário até os assentamentos, já as associações farão a distribuição do fertilizante no solo por meio de maquinários disponibilizados pelo Governo de MS. O programa terá duração de seis anos e poderá contemplar até 100% dos assentados nesse período.
“Nós precisamos do fertilizante para preparar a terra, tanto para a agricultura quanto para a formação das pastagens, e para nós que dependemos da produtividade da terra esse programa vai trazer grandes benefícios”, comemorou o presidente da Associação do Assentamento Fortuna, Elenir Vicente Gomes.
Texto: Fládima Christofari, Comunicação Agraer
Fotos: Néia Maceno, Comunicação Agraer