O produtor Flávio Henrique Martins Guimarães, da Fazenda Roselândia, no município de São Gabriel do Oeste é um dos beneficiários dessa parceria em que o Mapa, com muita perspicácia, confiou o trabalho à Agraer. Este produtor é um dos 110 produtores cadastrados no Projeto.
Em julho 2019, o produtor produzia 80 litros/dia, com 27 vacas ordenhadas, com uma média de 2,96 litros/dia, por vaca. Com um ano de trabalho, nesse mês julho de 2020 a produção subiu para 296 litros/dia com 30 vacas em lactação, gerando uma média de 9,86 litros/dia, por vaca, com incremento de 233,0%. A atividade gera dois postos de trabalho diretos.
Para atingir esse acréscimo, foram utilizadas técnicas de manejo de pastejo rotacionado de mombaça, durante a primavera/verão com arraçoamento por produtividade (l/vaca/dia). No outono/inverno, ministrou-se cana-de-açúcar com adubação de sulfato de amônio e ureia na pastagem. Também foi fornecido às leiteiras concentrado formulado na própria fazenda, de acordo com critério de produção.
O produtor investiu na sala de ordenha, sendo adaptada para trabalho com fosso e 4 animais ordenhados por vez em sistema de espinha de peixe. Com isso o tempo de ordenha foi reduzido drasticamente de 4 horas para 1,5 horas. A sala de espera foi coberta, melhorando o conforto animal.
A sala, onde fica o tanque resfriador, foi coberta, fechada e o leite é transferido diretamente para o tanque, sem contato humano, representado melhoria de qualidade.
Para melhorar o padrão genético do rebanho, foi trabalhada a inseminação artificial, com touro para repasse, a fim de aumentar a eficiência.
“A Agraer busca levar eficiência aos sistemas de produção em que tem a oportunidade de intervir e, é isso que procuramos fazer com produtores que trabalhamos. Esse projeto nos permite avançar em adoção de tecnologia e em rentabilidade, pois os produtores possuem maior capacidade de investimento em relação aos assentados da reforma agrária, por exemplo, por isso alcançamos resultados tão promissores”. Comenta o Coordenador Regional da Agraer de São Gabriel do Oeste e responsável pela assistência técnica, Ivan Macena.
É para isso que a Agraer trabalha!!
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de São Gabriel do Oeste