Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Em Mato Grosso do Sul produtores querem discutir tributos sobre o leite

  • 29 maio 2019
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – Dentro da programação da Semana Sul-Mato-Grossense do Leite, aconteceu na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa, em comemoração ao Dia Mundial do Leite (1º de junho) o evento ‘Leite da Manhã’ que reuniu representantes da cadeia produtiva, lideranças e parlamentares.

Sob o comando do Presidente da Casa de Leis, Deputado Paulo Correa, os participantes discutiram principalmente alternativas para formulação de uma nova política tributária do setor.

Encontro aconteceu na sala da presidência da Casa de Leis

De acordo com Paulo Corrêa, a Assembleia Legislativa reconhece a importância do setor produtivo de leite. “Nós temos orgulho da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso do Sul. Eu já fui relator da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do Leite, quando estávamos em uma situação difícil e conseguimos manter o preço do produto. A nossa Casa tem um foco especial à cadeia de produção de leite, junto ao atual Governo do Estado, e vamos contribuir com as ações para atender a demanda dos produtores”, comentou o parlamentar.

Rogério Beretta, Semagro

Rogério Beretta, superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), representou o Secretário Jaime Verruck e o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja na reunião. “Nós estamos trabalhando em ações para alcançar melhorias, como na regulamentação da produção do queijo, com estudos para o regulamento técnico. Estamos sempre prontos a atender a demanda do setor e vamos trabalhar em prol de condições de tributação mais justa”, afirmou Beretta.

Vinculada à Semagro, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite tem a finalidade de sugerir medidas para o crescimento e melhoria das atividades.

“Os setores do leite estão bem definidos dentro do governo. Temos a Semagro que trabalha políticas publicas junto com a câmara, discutindo a questão fiscal e tributária do leite, melhorando o preço e competitividade dos produtores.

Temos a Agraer trabalhando em áreas específicas para melhoria do setor de leite: na assistência técnica, no fomento e na parte de transferência de tecnologia.

André Nogueira Borges – Agraer

O centro de pesquisa da Agraer possui toda a instalação de laboratório de analise de qualidade do leite e bromatologia. Também temos a parceria com a Embrapa para a difusão de tecnologia para as forrageiras como alimento do gado principalmente no inverno.

Na parte de assistência técnica a Agraer atende cerca de 1300 produtores e buscamos a viabilidade de emendas parlamentares federais para fomento da cadeia, como a compra de maquinas e implementos para melhorar na questão de pastagens e também na parte tecnologia.

São essas as ações que buscamos para crescer e melhorar todo o setor produtivo”, finaliza o Diretor-presidente André Borges.

 

Altamiro, Câmara Setorial do leite

Também de acordo com o coordenador da Câmara Setorial, a tributação atual impede que Mato Grosso do Sul tenha competitividade no mercado. “Enquanto alguns estados, como Rondônia, possuem uma política de incentivo fiscal, fazendo que recaia sobre a produção cerca de 2% apenas de impostos, em Mato Grosso do Sul a tributação alcança quase 12%. Por isso os compradores preferem adquirir o leite dos outros estados”, explicou o produtor.

Altamiro deixou como sugestão da cadeia a organização de uma Audiência Publica para colocar em debate a proposta de uma nova política tributária para o setor.

A Semana Sul-Mato-Grossense do Leite foi instituída pela Lei 4.409/2013, de autoria de Junior Mochi. O ex-deputado é também produtor e esteve presente no evento. “A produção de leite é a atividade mais forte do pequeno produtor. Além da reflexão sobre a importância dessa cadeia produtiva, precisamos buscar alternativas para melhorar o retorno econômico. O leite é o salário do produtor na agricultura familiar”, disse Mochi.

Premiados

Foram homenageados nesta edição: Rodney Guadagnin (Técnico de Campo, médico veterinário); José Carlos dos Santos (Produtor de Iguatemi); professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa (Reitor da UEMS); Lineu Pasqualotto (Laticínio Missões); COOPLAF – Terenos (Associativismo e Cooperativismo) e Aristeu Pereira Nantes (Prefeito amigo do leite, de Glória de Dourados).

Fotos e texto de Kelly Ventorim com informações da Agência ALMS

 

Publicado por: kventorim@semagro

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital