O “1º Ciclo de Palestras sobre a Fruticultura” abordou durante todo o dia, os cultivos de abacaxi, banana, limão, mamão, maracujá e melancia. A abertura reuniu organizadores, parceiros, autoridades do Executivo Municipal, alunos do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, produtores de Naviraí, Itaquiraí e Japorã.
As autoridades destacaram a importância da realização do ciclo de palestras e elogiaram a iniciativa do Governo de Naviraí e da Gerência de Desenvolvimento Econômico por reunirem renomados e experientes técnicos para apresentarem as diversas palestras. “É preciso transformar conhecimento em objetivos e metas e, com capricho, produzir com qualidade”, sugeriu o presidente do Sindicato Rural Patronal, produtor Yoshihiro Hakamada.
A coordenadora regional da Agraer em Naviraí, agrônoma Alessandra Afonseca valorizou a parceria com o Município na realização do ciclo de palestras. “Fruticultura é assunto importante dentro da política de incentivo do Governo do Estado. Hoje, quase tudo que consumimos é importado de outros estados. O jeito de produzir muda e o objetivo é produzir mais em menos espaço, com sustentabilidade. Além disso, Naviraí é um polo de comercialização, o que elimina uma das preocupações dos futuros fruticultores. O evento é importante como meio de conhecimento”, disse ela.
O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS, professor Wagner Antoniassi, falou em nome diretor-geral do campus, Matheus Bornelli de Castro. Ele mencionou efetiva participação do IFMS como instituição de ensino e apontou os cursos oferecidos como meio de capacitação que contemplam o setor da produção rural. Antecipou que, futuramente, o IFMS terá curso de pós-graduação que contribuirá para a agricultura de precisão. Hoje as palestras do IFMS estão voltadas para o cultivo do maracujá.
Também discursaram o coordenador regional da Casa Civil do Governo do Estado Eduardo Mendes, a gerente local da Caixa Agro Fabiane Salem, e o representante do Senar Darlan Souza Flazino. As gerentes Geral Executiva e de Administração prestigiaram participando da abertura do evento.
O gerente municipal de Desenvolvimento Econômico desejou boas palestras a todos os participantes e, aos alunos, observando que são o futuro e, por isso, o conhecimento é fundamental. Destacou o apoio dos parceiros, a participação dos agricultores familiares de Naviraí, Japorã e Itaquiraí e agradeceu a confiança do Governo de Naviraí na realização do evento.
“A tecnologia e a ciência estão à disposição para facilitar a produção. Melhorar e otimizar as produções são metas a serem realizadas. Este evento é uma das vitrines que proporcionará mais conhecimento para quem quiser ingressar na fruticultura”, resumiu a prefeita de Naviraí para a plateia de agricultores familiares, técnicos, e demais autoridades. “Espero que realizem seus sonhos. A Educação é Desenvolvimento”, acrescentou ao dirigir suas palavras aos estudantes presentes.
Texto e fotos: Prefeitura de Naviraí